segunda-feira, 25 de março de 2013

[ESPECIAL] Lendas por acaso, PT. 4 - Oleg Salenko



É uma lenda porque: em meio a genialidade e gols de Romário, Stoichkov, Baggio, Batistuta e outros jogadores espetaculares, ele se sagrou artilheiro da Copa de 1994.


Quando você pensa na Copa de 1994, o que te vem na cabeça primeiro? Romário, esquema de retranca do Parreira, Stoichkov, luvinha da vitória, pênalti do Baggio indo pro espaço, Galvão gritando "É TETRA!!", ou algo mais? Consegue lembrar quem foi o artilheiro do torneio? Não, não foram Romário, Hagi, Batistuta, Klinsmann ou Stoichkov. Ok, Stoichkov foi um "dos" dois artilheiros. Isso mesmo, dois jogadores terminaram empatados na artilharia e diferente do búlgaro, o outro só precisou de 2 jogos para isso.

Oleg Salenko está na história das Copas do Mundo por ter sido o único jogador até hoje a marcar 5 gols na mesma partida. A proeza aconteceu contra Camarões, no último jogo da fase de grupos da Copa dos EUA.  Já eliminada após duas derrotas (2 x 0 contra o Brasil e 3 x 1 contra Suécia), tanto Russia quanto Camarões entraram em campo apenas para disputar "quem seria o lanterna do grupo". 

Também conhecida por ser a "partida dos recordes" (uma vez que no mesmo jogo o atacante camaronês Roger Milla se tornaria o mais velho atleta a atuar e marcar um gol em uma Copa), os ex-soviéticos fizeram os africanos de sparring. Salenko abriu o placar aos 15 minutos do 1º tempo, alcançando o hat-trick ainda no final da primeira etapa. Apesar do tento de Roger Milla logo no começo do tempo complementar, o matador do dia marcou outros 2 gols e e Radchenko fechou o placar. Esse "show" garantiu a Salenko a artilharia isolada da Copa com 6 gols (tendo marcado o gol na derrota para a Suécia) até a semi-final, quando Stoichkov se igualou ao Russo. 

Salenko não foi um jogador brilhante nem por clubes e nem mesmo por sua seleção. Apesar de um relativo sucesso pelo Dinamo de Kiev, sua carreira não foi marcada por títulos de expressão, artilharias notáveis ou de grande sucesso. 

Mas graças a esse jogo (não graças a Copa, mas a AQUELE jogo) ele escreveu seu nome na história pelas próximas gerações.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário