segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo Luís Nazario de Lima - O Fenômeno

É uma lenda porque: é o maior artilheiro da história das Copas, e provou ao mundo que quando você realmente tem um objetivo, nada é impossivel.

Este dia de hoje, dia 14 de Fevereiro de 2011, marca o fim de uma era. Um legado termina com o anúncio oficial da despedida de um jogador cuja carreira pode ser vista com um misto de tragédia e beleza. Mesmo entre as grandes lendas, os grandes Deuses do futebol, poucos foram tão queridos e causaram tanta comoção ou foram tão reconhecidos. Poucos carregarão um nome, uma imagem como Ronaldo, o Fenomeno. 

O jovem de Bento Ribeiro teve uma ascensão meteórica. Em pouco tempo jogando pelo São Cristóvão do RJ, chamou a atenção do Cruzeiro de Minas Gerais. Na Raposa, teve a média  de quase 1 gol por jogo na temporada de 1993. No seguinte já havia se transferido para a Europa, onde faria brilhantes temporadas pelo PSV Eindhoven da Holanda. Durante o periodo no PSV, foi convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para a Copa de 1994, sendo o mais jovem do grupo tetra-campeão Mundail, com apenas 17 anos.

Depois de duas temporadas brilhando na Holanda e sendo eleito o melhor jogador do Mundo de 1996, havia chegado a hora de um desafio nos "grandes eixos" do futebol Europeu. Partiu rumo ao Barcelona da Espanha, onde foi definitivamente agraciado com o apelido de "Fenomeno". Ficou apenas uma temporada na equipe da Catalunha, mas foi o bastante para se tornar um dos grandes jogadores da história do clube, lançar a moda do cabelo raspado (inclusive entre seus companheiros de equipe) e garantir o 2º premio de melhor do Mundo pela FIFA de 1997. E por consequencia, garantiu sua ida para a Internazzionale de Milão no ano seguinte.

Em Milão, Ronaldo, que até então ainda era "Ronaldinho" vivia seu auge. Em sue primeira temporada no clube, já havia conquistado a Copa da UEFA, justificando os astronomicos valoes de sua contratação e seu "Favoritismo" e destaque na Copa do Mundo de 1998, na França. Sendo um dos destaques do Brasil na competição, ninguém até hoje entendeu ao certo o que se passou na noite anterior a final. A história conta que ele sofreu uma convulsão durante a noite, e isso teria atrapalhado não apenas o seu rendimento, como o do resto do elenco. Resultado: o Brasil foi derrotado pela frança em um humilhante 3 x 0, com show de um certo calvo, que mais para a frente também estará neste blog. 

Coincidentemente, a partir dali Ronaldo passou possivelmente por sua pior fase. Mesmo com o titulo e artilharia da Copa América de 99, iniciou a sofrer com lesões em seu joelho. Após se recuperar da primeira, em seus primeiros minutos em campo na final da Copa da Italia entre Inter de Milão e Lazio no ano 2000, em um de suas tradicionais arrancadas, a imagem de seu joelho se "deformando" foi uma imagem chocante que correu pelo mundo. Ali começava sua saga para o retorno ao futebol. 

Poucos, praticamente ninguém acreditava que ele seria capaz de voltar. A lesão que o afetou já havia encerrado a carreira de inumeros jogadores talentosos. Os que conseguiram voltar depois disso, não voltaram com o mesmo nivel técnico. Quando conseguiu voltar, não conseguiu atuações como as anteriores a lesão, mas já era um começo. 

Até que chegou a Copa do Mundo de 2002. Ronaldo novamente foi convocado como uma das grandes estrelas da seleção, e justificou a confiança do técnico Felipão! Foi artilheiro e um dos (talvez "O")  principais responsaveis pelo penta-campeonato naquele ano. Foi o artilheiro da competição e em seguida eleito o melhor jogador do mundo pela 3ª vez. 

Com o fim da Copa, deixou a Internazzionale e partiu rumo ao Real Madrid, para se tornar mais um dos "Galacticos" Merengues, ao lado de jogadores como Roberto Carlos, Zidane, Beckham, Raul, Michael Owen, Figo, entre outros. A equipe madrilenha ficou marcada como aquela em que Ronaldo ficou por mais tempo, exatamente 4 temporadas, até a Copa de 2006. Nela, ele se tornou por fim o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, superando o alemão Gerd Muller, com 15 gols. Mas apesar do recorde batido, a seleção brasileira foi novamente sobrepujada pela França, que novamente era liderada por um certo calvo. Com o final da Copa, se transferiu para o Milan da Italia e denovo experimentou a sensação de atuar por dois clubes rivais. Por ironia, quis o destino que novamente a cidade de Milão fosse o palco de outra grave lesão.

Com a gravidade da nova lesão, o tempo de recuperação novamente seria longo. Com a rescisão de contrato com  Milan, Ronaldo voltou ao Brasil para se tratar, e aqui surgiu seu novo desafio: atuar pelo Corinthians. Já com a fama de gordo (mais do que verdadeira), ninguém conseguia acreditar que ele poderia dar certo na equipe do Parque São Jorge. Mas estamos falando de Ronaldo. O gol "predestinado" contra o Palmeiras e os titulos da Copa do Brasil e Campeonato Paulista serviram para calar os criticos mais uma vez.

Mas os fracassos na Taça Libertadores em 2010 e 2011 não eram até então esperados. Sua forma fisica não o acompanhava mais, suas forças já estavam exauridas após tantas reviravoltas, e por fim ele não teve escolha: decidiu se retirar dos gramados.

Ronaldo desafiou probralidades muitas vezes. Em todas as vezes que tudo parecia perdido, como a Fênix da mitologia, ele ressurgiu. Mas nem a Fênix pôde vencer o tempo, e muito menos Ronaldo. A cada ressureição, algum preço havia de ser carregado. E o preço acabou por justamente ser seu preparo fisico, outrora tão elogiado e que vinha se deteriorando com o passar dos anos.

Hoje, ele pode dizer que sua missão no mundo do futebol foi cumprida. Ele que nos monstrou tantas vezes que nada é impossivel, pode por fim pendurar as chuteiras, com a tranquilidade de quem foi muito mais do que um jogador. Se tornou uma imagem, um simbolo, um icone.

Ousem critica-lo, mas não ousem esquece-lo. Esse rosto, este numero, essa lenda estará eternamente marcada nas memória de várias gerações.

Que todos se despeçam e que todos o honrem. Que todos se lembrem eternamente da lenda chamada Ronaldo. Não o Ronaldo do Cruzeiro, do PSV, do barcelona, da Internazzionale, do Real MAdrid, do Milan, do Corinthians ou do Brasil, mas o Ronaldo do mundo.Que todos saudem a lenda que mostrou ao mundo que mesmo nas piores horas, quando ninguém mais acreditar em você, basta crer em si mesmo. 


Frases sobre ele: 

- "Ele conseguiu superar tudo." - José trajano

- "Ronaldo foi o melhor atacante que eu já vi em campo." - Emilio Butrageño, ex-jogador do Real Madrid e da seleção espanhola.

- "Um fenômeno...." - Imprensa mundial em 1997, quando Ronaldo jogava pelo Barcelona